Como diminuir o consumo de energia na sua casa?

Quando o assunto é economia de energia, algumas medidas simples podem fazer toda a diferença.

Escrito por HDI Seguros 15/08/2018

Para começar, dê preferência às lâmpadas econômicas, como as LED. Enquanto uma lâmpada incandescente comum gasta certa de 60W para produzir determinada quantia de lúmen, uma LED precisa de apenas 20W.

O bom uso da luz natural também é fundamental. Procure posicionar mesas de trabalho e leitura perto de janelas e portas. Esse simples remanejamento de móveis pode gerar uma grande economia no final do mês.

Costuma abrir a geladeira para pensar na vida? É bom evitar! Se possível, prefira geladeiras e freezers com eficiência de energia, e no momento da instalação, procure posicionar o aparelho em local bem ventilado e distante de fogões ou aquecedores.

Procure desligar a função de standby dos aparelhos quando não estiver usando e tire os cabos da tomada. Faz uso de muitos benjamins? É melhor rever essa prática, uma vez que o acúmulo de ligações na mesma tomada pode contribuir para o aumento das perdas elétricas.

É importante prestarmos atenção em como e o quanto consumimos de energia. Uma vez identificados descuidos ou exageros, é necessário fazer os ajustes cabíveis para que contas de luz fiquem cada vez mais baratas ao final de cada mês.