Como mudar os hábitos para melhorar sua saúde

Neste Novembro Azul, aprenda a cuidar melhor do seu bem estar e prevenir-se de doenças

Escrito por HDI Seguros 09/11/2020

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer, 2018), um em cada seis homens desenvolverá esta doença no decorrer da vida, e um a cada 35 morrerá disso. Essa é uma questão comum entre pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino. Por isso, ter uma rotina equilibrada é ideal para combater esse problema.

Todo mundo sabe que um hábito não se cria da noite para o dia, certo? Mas antes de postergar o início da prática de exercícios, ou mesmo adiar o começo da dieta, lembre-se que a sua saúde vem sempre em primeiro lugar! Para te ajudar a começar uma vida mais saudável nesse Novembro Azul, organizamos dicas para que você tenha bons hábitos no seu dia a dia e evite doenças como o câncer de próstata.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde (2018), apontou que 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico com frequência e que 70% dos que vão, tiveram a influência da mulher ou dos filhos. O hábito mais importante a ser assimilado aqui é o da visita frequente ao médico. A detecção precoce, seja por meio de exames de rotina ou por pequenos sinais no dia a dia, são a chave para vencer.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado semestralmente. E aqueles que têm casos de parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar essa rotina aos 45 anos. Quanto mais cedo iniciar o cuidado e a prevenção desse tipo de doença, maiores são as chances de recuperação.

Porém, além de ir ao médico, também é muito importante se cuidar no dia a dia. Está comprovado que uma rotina com exercícios e uma alimentação balanceada faz a diferença. Primeiro, é importante contar com a ajuda de profissionais, tanto na nutrição quanto na ginástica. Depois, é necessário desenvolver um cronograma de metas, com quilos para serem perdidos, e frutas e legumes para serem consumidos diária e semanalmente. Alguns especialistas indicam começar devagar, para isso, trace metas simples como: aumentar de um para três os tipos de frutas consumidas, ou começar/terminar o dia com uma pequena caminhada.

Tenha em mente que uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas são a chave para o sucesso. Evite também açúcares em excesso, e sempre que puder, substitua os processados por opções naturais. Lembrando que é fundamental diminuir o consumo de álcool e não fumar, pois esses são fatores fundamentais na prevenção do câncer.

Quanto às atividades físicas, esse é um caso que pode variar de acordo com cada pessoa, mas o recomendado é iniciar com pelo menos uma caminhada diária. Nem que sejam apenas 30 minutos, estabeleça um ritmo constante. Depois, é possível evoluir para exercícios mais específicos, como flexões, agachamentos e abdominais, mas lembre-se de procurar um profissional para te auxiliar nessas atividades. Quanto mais o corpo se movimenta, menor o risco de desenvolvimento de doenças.

Fontes:

  • https://austa.com.br/blog/novembro-azul/#:~:text=O%20m%C3%AAs%20de%20novembro%20se,reprodutor%20que%20armazena%20os%20l%C3%ADquidos.
  • https://newslab.com.br/novembro-azul-cancer-de-prostata-atinge-1-em-cada-6-homens-no-brasil/