Como ser produtiva desde o início do dia?

Veja como viver as 24 horas do seu dia de forma mais leve e proveitosa com dicas práticas.

Escrito por HDI Seguros 03/08/2020

No meio de tantos sentimentos à flor da pele e tantas tarefas a serem realizadas, chegamos ao final do dia nos sentindo improdutivas e ansiosas pelo amanhã para resolver as pendências que ficaram no papel. E, assim, inicia-se um ciclo sem fim.

Acordando pela manhã, atenda suas necessidades básicas, como beber um copo de água, tomar um café da manhã nutritivo e um banho relaxante. A neurocientista Lisa Feldman Barrett explica que nosso cérebro pode confundir fome com preocupação, por exemplo, fazendo com que nosso corpo fique antecipadamente tenso por algo quando, na verdade, um pãozinho na chapa poderia ter sido a solução.

Muitas pessoas não curtem seguir rotinas, mas quando falamos de produtividade, elas podem ser ótimas aliadas. As primeiras horas do seu dia dizem muito sobre como será o restante dele. Já pensou em se esforçar para acordar uma hora mais cedo e fazer tudo com calma, sem a pressão do relógio e, quem sabe, até incluir algo que você goste nesse cronograma matinal, como ler um pouco, meditar, fazer exercícios etc.? Finalizando alguma tarefa logo cedo, mesmo que não esteja relacionada ao trabalho, te dará um gás a mais para pôr a mão na massa em seguida.

Quando iniciar o seu expediente, respire fundo e organize sua agenda daquele dia. Liste desde as mais simples atividades às mais complexas, assim, as chances de esquecer algo é bem pequena. Uma boa dica também é destrinchar as tarefas mais longas e complicadas em tarefas menores, dessa forma, você enxerga com mais clareza seu desempenho e se sente mais satisfeita quando finalizar o horário de trabalho.

Falando nisso, é muito importante que você tenha um período de trabalho pré-determinado e tente respeitá-lo a medida do possível. Sabemos o quanto é difícil conciliar a carreira com a família e encontrar o equilíbrio entre elas é o ponto-chave para viver a dupla jornada sem tanto estresse.

Outro hábito comum é tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, o que é simplesmente enganar você mesma e pode ser o que está sabotando a sua produtividade. Foque seus esforços em uma atividade por vez e verá que sua mente desenvolverá cada uma delas de forma mais eficiente e rápida.

Ver as redes sociais toda hora, enrolar para começar a fazer algo e ficar reclamando podem estar levando boa parte do seu dia embora sem você nem perceber. Nesse caso, evite ficar perto do celular, seja mais objetiva e deixe o drama para quando for assistir um filme. Se sua meta é ser produtiva e sente que será mais feliz assim, terá que abdicar de algumas vontades momentâneas que não fazem parte do seu propósito maior.

Fontes:

  • https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/Gestao-de-Pessoas/noticia/2020/03/5-dicas-para-tornar-primeira-hora-do-seu-dia-mais-produtiva.html
  • https://www.dicasdemulher.com.br/10-habitos-que-voce-deve-evitar-para-ser-mais-produtiva/