Confira hábitos saudáveis para ter em família!

Listamos algumas maneiras de conquistar bem-estar de forma leve e ao lado de quem você ama.

Escrito por HDI Seguros 11/01/2021

Segundo pesquisa levantada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que contou com a resposta de 1.460 pessoas, de 23 estados brasileiros, no período de 20 de março a 20 de abril, os casos de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% após o início da pandemia do novo coronavírus. Portanto, é de extrema importância adotar hábitos saudáveis e sustentáveis para que você e a sua família tenham qualidade de vida, disposição e saúde durante a quarentena e também depois dela.

E cultivar esses hábitos em família, além de divertido, torna-se mais fácil. Isso porque, geralmente, a família é a fonte principal de relações sociais em todas as faixas etárias, desde criança até idoso, sendo assim, os costumes familiares exercem grande influência na vida de todos. Por isso, é essencial que maus vícios, como comer assistindo televisão, não praticar exercícios físicos, ter uma alimentação à base de produtos industrializados, etc., sejam evitados desde a infância. Assim, dificilmente essas práticas farão parte da vida adulta dessa criança.

Agora que você já sabe como é importante dedicar esforços para uma rotina equilibrada em casa, vamos às dicas práticas. Afinal, como aplicar isso na vida real?

  • Refeições em família

Não é sempre que é possível sentar à mesa e fazer a refeição com todos juntos, mas sempre que possível, façam isso. A hora do café da manhã, do almoço ou do jantar deve ser sagrada, ou seja, nada de comer ao mesmo tempo que mexe no celular, assiste a um filme ou joga videogame. Enquanto sentimos o sabor dos alimentos, conversamos sobre como foi o nosso dia e compartilhamos esses minutos ao lado de quem amamos, esse momento torna-se especial e a comida fica até mais gostosa.

  • Alimentação saudável

E, claro, não adianta só almoçar juntos, a refeição também deve ser equilibrada. Montar um prato colorido, com verduras, legumes e frutas, com menos alimentos congelados e enlatados, são algumas dicas para a saúde em dia. Além disso, incentivar o consumo de pelo menos 2 litros de água diariamente, fará uma diferença e tanto no funcionamento do corpo e na eliminação de toxinas.

  • Dormir bem

Quem tem uma boa noite de sono também tem um bom dia para realizar suas atividades com ânimo e energia. Estabeleça horários para dormir, especialmente se tiver crianças em casa, levando em consideração a hora de despertar no dia seguinte e a necessidade de sono de cada um, podendo ser menos ou mais de 8 horas por noite.

  • Praticar atividade física

É normal que cada membro da família goste de um exercício físico diferente, um gosta de dançar, outro de ginástica e outro de andar na esteira. Mas que tal separarem 30 minutinhos no dia para se exercitarem juntos, cada um fazendo o que se sente melhor? Seria um tempo para cuidarem do corpo e também para estreitarem os laços.

Fontes: