Decore o quarto das crianças sem gastar muito

Veja algumas dicas para criar um cantinho decorado para os filhos sem investir tanto!

Escrito por HDI Seguros 07/10/2020

Quando recebemos a notícia de que um bebê está a caminho, é quase impossível não imaginar como será o cômodo que ele vai dormir, chorar e brincar. Mas também é difícil não pensar que vamos ter que desembolsar um bom dinheiro para que o sonho do quarto todo decorado se torne realidade. Por isso, aqui você encontrará dicas econômicas e eficientes para que esse projeto saia do papel!

  • Busque referências

Analise o ambiente em que o bebê ficará acomodado, seja um cômodo inteiro ou um cantinho dentro do quarto dos pais. A partir disso, vá atrás de propostas de decorações que caibam nesse ambiente. Um ótimo lugar para encontrar inspirações de fotos é o Pinterest, uma rede social para compartilhamento de referências de infinitos assuntos, inclusive quarto infantil.

  • Defina uma paleta de cores

Pode parecer besteira, mas isso te poupará tempo ao entrar em uma loja para decidir as cores dos móveis e objetos. Com a cartela de cores em mente, será muito mais fácil deixar o espaço harmônico e visualmente mais bonito. Sair do comum também é uma boa alternativa: se for menina, o quarto não precisa ser rosa. Se for menino, não quer dizer que tudo deve ser azul. As cores foram feitas para nos divertir e soltar nossa criatividade!

  • Paredes estampadas

Hoje em dia, o que não falta é opção para deixar uma parede divertida e encantadora para as crianças. Os papéis ou adesivos de parede são uma ótima escolha, porque existem de diversas estampas, como listras, bolinhas, animais, nuvens e muito mais. E o melhor é que você mesmo pode fazer a aplicação. Outra possibilidade é a pintura com stencil, uma técnica que permite aplicar diferentes padronagens sobre qualquer superfície, basta criar ou comprar moldes com o formato desejado, posicioná-los na parede e pintar o centro do stencil com tinta própria.

  • Parede de lousa

Além de decorativa e bem acessível, a parede que imita uma lousa servirá como um brinquedo para a criança. Para conseguir esse efeito, é só pintar a parede, ou uma área dela, com tinta esmalte fosca, geralmente na cor preta. Se seu filho for alérgico a giz, é bom repensar essa ideia ou procurar por giz antialérgico.

  • Roupas de cama

Por que não investir em algo que é necessário e, ao mesmo tempo, pode servir como peça decorativa? Aposte em roupas de cama nas cores da paleta escolhida, e a cada troca de lençóis, mantas e cobertores, você verá o ambiente sendo renovado.

  • Luminárias e abajures

A iluminação pode transformar todo um espaço. Como estamos falando de quarto infantil, uma luminária divertida para dar um charme ou um abajur com luz amarelada para levar um aconchego, podem fazer toda a diferença no cenário.

  • Almofadas e pelúcias

Em quartos infantis, almofadas e pelúcias dão personalidade e conforto ao ambiente, servindo para decorar a cama, prateleiras e até mesmo para brincar dependendo de seu formato. Uma dica é investir em peças hipoalergênicas para evitar o acúmulo de ácaros, bactérias e fungos, e o desenvolvimento de alguma alergia ou doença respiratória no seu pequeno.

  • Quadros

Caso seu filho já seja um pouco maior, ele mesmo pode pintar o quadro que vai enfeitar o seu quarto, já imaginou a felicidade dele em participar da decoração dessa forma? Mas, claro, se quiser evitar a bagunça, existem quadros prontos para pendurar que também darão um toque todo especial.

  • Itens de segurança

Fugindo um pouco do tema de decoração, é muito importante pensar na segurança das crianças. Precisamos nos certificar de que elementos suspensos estejam bem instalados, que as janelas tenham tela de proteção, que o berço tenha grade, as tomadas tenham protetores, os cantos pontiagudos dos móveis tenham protetores de quinas e por aí vai. O cuidado deve ser redobrado ao reformar ou decorar cômodos que as crianças ficarão a maior parte do tempo.

Fontes:

https://finger.ind.br/blog/dicas-para-quarto-infantil/

https://www.dicasdemulher.com.br/dicas-de-decoracao-para-quarto-infantil/