Dicas seguras para ciclistas iniciantes

Se você está aprendendo a andar de bicicleta na cidade, fique por dentro das dicas de segurança do Blog HDI

Escrito por HDI Seguros 10/12/2020

Embora pareça tarefa simples, se locomover de bicicleta pela cidade pode se transformar em um desafio para os ciclistas mais inexperientes. A melhor forma de evitar problemas e garantir a sua segurança é ficar ligado nas dicas que o Blog da HDI separou. Chegou a hora de fazer bonito no pedal e na proteção!

Antes de qualquer coisa, sempre fique de olho na manutenção da magrela. O melhor passeio é aquele que acontece sem surpresas. Cheque os freios, estado dos pneus e confira o estado de conservação dos materiais. Além deles, não esqueça dos itens de segurança, já que a dica mais que importante para rodar de bicicleta é sempre usar capacete. Por mais banal que seja, o hábito evita maiores danos em caso de colisões. 

Tão importante quanto o capacete, outros equipamentos são necessários para evitar imprevistos. Usar luvas, por exemplo, ajuda na proteção das mãos em possíveis quedas; os óculos oferecem uma ajuda importante contra poeira e insetos; sem falar que durante a noite ou no fim de tarde é fundamental utilizar luzes e adesivos refletores. Os acessórios de segurança não são obrigatórios por lei, mas um ciclista consciente sabe que esses itens básicos ajudam a promover um trânsito mais seguro.

Na pista, mantenha um ritmo tranquilo e sem pressa, já que o aumento na velocidade amplia o risco de acidentes. Quando circular pela ciclofaixa, nunca ande na contramão. Acompanhe sempre o fluxo e não realize ultrapassagens, uma vez que a limitação do espaço pode provocar imprevistos. Fique atento também ao passar para a calçada ou atravessar na faixa de pedestres, já que a lei obriga o ciclista a sair da bicicleta e empurrá-la durante o trajeto.

Todo mundo adora um pedal ouvindo aquela playlist favorita, porém, ouvir música no trânsito não é recomendado, pois tira a atenção e bloqueia a audição do que acontece ao redor. Ao cruzar alguma via ou andar ao lado de automóveis, sempre observe o movimento de todos no entorno. Olhe para trás, confira a distância dos outros veículos, acompanhe a sinalização e use toda visão e audição. Às vezes, apenas o abrir de uma porta pode ocasionar graves acidentes para o ciclista, portanto, redobre a atenção.

Não se esqueça que o gestual também é fundamental para auxiliar na sua proteção dentro do trânsito. Ao realizar alguma conversão, acene com os braços no sentido da manobra, suba ou desça o braço para indicar que está reduzindo a velocidade e que irá parar. Use a sineta ou buzina sempre quando for necessário alertar motoristas e pedestres sobre a sua posição e presença.

Ao guardar ou prender a bike em postes ou bicicletários, evite deixar o veículo atrapalhando o tráfego dos pedestres. Um ciclista consciente respeita e é respeitado pelo trânsito ao seu redor. 

Fontes:

  • https://e-moving.com.br/10-dicas-para-andar-de-bike-com-mais-seguranca/
  • http://vadebike.org/2004/09/dicas-para-o-ciclista-urbano/