Faça a sua Festa Junina em casa!

Mesmo dentro da residência, é possível curtir um bom quentão, aproveitar as famosas quadrilhas e curtir um arraial na quarentena

Escrito por HDI Seguros 23/06/2020

Mesmo em casa, algumas tradições não podem passar em branco. Que tal levar as festas juninas para dentro da residência neste momento de pandemia do novo coronavírus? Seja com sugestões de decoração, pratos especiais, muita dança e curtição, separamos dicas para fazer tudo com segurança, cuidado e, claro, muita diversão para toda a família!

Parte fundamental para entrar no clima é a decoração junina, que é sempre muito simples e fácil de ser feita. As tradicionais bandeirinhas podem ser construídas com papel de seda, cartolina, sulfite e até mesmo revistas e jornais antigos. Basta colocar todo mundo pra trabalhar, recortando tudo em formato triangular ou retangular e colá-las em um barbante. Agora é só esticar o fio de um canto a outro do cômodo e pronto!

Outro ponto alto da festa é a fogueira. Embora não seja aconselhável fazer uma de verdade do lado de fora de casa, sugerimos uma versão simbólica e divertida, que pode ser feita com papelão, EVA ou papel celofane. Basta fazer uma base de papelão, cortar e colar os materiais no formato que preferir e pronto, já é possível manter a tradição de pular o adereço sem problemas.

Uma das melhores coisas de toda festa junina são as comidas típicas. Quem resiste ao sabor de uma canjica ou aos encantos das famosas paçoquinhas? Na hora de escolher o cardápio, opte por pratos para todos os gostos e tamanhos, como milho, cuscuz, canjica, arroz doce, paçoca, pé de moleque, entre outros. Se estiver a fim de descansar da cozinha, alguns estabelecimentos estão oferecendo cestas e até mesmo a festa junina completa por delivery.

Um bom arraial não pode ficar sem os tradicionais e coloridos trajes típicos do evento. Para as mulheres, capriche na maquiagem, nos vestidos floridos e estampados, produza tranças e não se esqueça das tradicionais pintinhas no rosto para compor bem o figurino. Já os rapazes, uma calça jeans remendada, uma camisa xadrez e um chapéu de palha já são o suficiente para entrar no clima e contagiar toda a família.

Agora só falta uma coisa: boa música! Hoje em dia é comum encontrar vários gêneros durante as festividades do mês de junho, mas o xote,o baião, o forró e o sertanejo raiz ainda são os mais celebrados. Também não podemos esquecer das tradicionais quadrilhas! O importante é criar um clima alegre e que permita a todos dançarem, se quiserem.

Capriche também na escolha das brincadeiras, jogos e outras atrações. Aproveite esse momento em casa com a família e faça uma celebração diferente, que vai ser lembrada para sempre. Se algo sair fora do planejado, não se preocupe, o principal é se divertir!

Fontes: