Guia de livros para auxiliar na educação dos filhos

A leitura de conteúdos voltados ao desenvolvimento infantil pode ser sua aliada na hora de lidar com as crianças.

Escrito por HDI Seguros 16/10/2020

O avanço da tecnologia e o encontro de informações muito mais rápido através da Internet, fez com que os livros ficassem um pouco de lado na rotina das pessoas. Um dos pontos mais importantes ao ler um livro, é que conseguimos dados concretos de quem escreveu aquele conteúdo, quais suas qualificações, especializações e experiências. Dessa forma, absorvemos um conhecimento seguro, com fundamento e estudo, o que muitas vezes não é possível saber pelas redes sociais, por exemplo.

Quem é pai, mãe ou educador sabe como é complexo lidar com crianças e saber prepará-las para a vida acadêmica, social e profissional. É preciso disciplina, paciência, amor e, claro, buscar aprender com especialistas ou pessoas que já passaram por essa experiência. Por isso, recorrer aos livros sempre é uma boa ideia. Além de prazerosa, a leitura sobre desenvolvimento infantil trará benefícios tanto para as crianças quanto para os adultos. Mas não esqueça que ler não é o suficiente, também é importante colocar em prática as dicas que fizerem sentido dentro da sua realidade.

A infância é uma fase em que são descobertas diversas competências motoras, cognitivas e sociais importantes para as próximas etapas da vida. Conhecendo o valor de oferecer boas experiências aos nossos pequenos, elencamos algumas obras que podem te ajudar na educação e criação deles.

  • “As cinco linguagens do amor das crianças” de Gary Chapman.

Também autor do famoso livro “As cinco linguagens do amor”, Gary viu a necessidade de escrever especificamente sobre a forma que cada criança compreende o amor. Entre qualidade de tempo, contato físico, presentes, atos de serviço ou palavras de afirmação, está a linguagem de amor do seu filho e, conhecendo-a, discipliná-lo com carinho e compreensão fica mais fácil.

  • “A vida com crianças” de Lulli Milman e Julia Milman.

Se não gosta que ditem regras, essa leitura é para você! Durante o livro, você poderá conferir prós e contras de várias questões que envolvem cuidar de uma criança, como escolha da escola, uso de chupeta, desmame, comer sozinho e até mesmo como identificar se seu filho está sendo alvo de bullying. A obra traz diferentes pontos de vista, assim, os pais decidem o que é melhor de acordo com seu estilo de vida, criação e cultura.

  • “Criando bebês felizes” de Steve Biddulph.

Steve defende que os primeiros 36 meses de vida do bebê são os mais importantes para estruturar o equilíbrio físico, emocional e social até se tornarem adultos. Ele também conta como é essencial os pais estarem atentos especialmente nesse período de desenvolvimento, estimulando a criança com muito amor e aprendizados.

  • “Mamãe eu quero +” de Sonia Hirsch.

A base de um bom crescimento também está na alimentação, e é sobre isso que Sonia fala em seu Guia de Alimentação Tradicional Para Bebês e Crianças Saudáveis. A favor de uma rotina nutricional baseada em alimentos frescos, naturais e não-industrializados, a escritora também conta os benefícios de não desistir do aleitamento materno e adaptar o paladar das crianças ao que realmente faz bem desde cedo.

  • “Atividades para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional nas Crianças” da editora Ciranda Cultural.

A inteligência emocional, muito comentada hoje em dia, é essencial para todas as áreas da vida: social, profissional, familiar, pessoal, etc. Se praticada e estimulada desde a infância até a adolescência, na fase adulta, a pessoa terá plena consciência de suas emoções e também das pessoas ao seu redor, o que é ótimo para ter controle e equilíbrio psicológico.

  • “101 ideias para curtir com seu filho” de Paula Perim.

Para você sair dessa matéria com vontade de aproveitar cada segundo ao lado dessas crianças que crescem tão rápido, indicamos a leitura de Paula Perim, que literalmente dá 101 ideias de atividades criativas e simples para se divertir em família. Afinal, não há nada melhor que voltar a ser criança por alguns minutos!

Fontes:

https://www.soumae.org/5-livros-sobre-criacao-de-filhos/

https://www.arevistadamulher.com.br/faq/21603-10-livros-para-ajudar-na-educacao-e-cuidados-com-os-filhos

https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/objetivo-sorocaba/conduzindo-o-melhor-de-voce/noticia/6-livros-sobre-desenvolvimento-infantil-que-pais-e-educadores-deveriam-ler.ghtml

https://www.erasto.com.br/noticias/confira-aqui-10-livros-para-educar-os-filhos