O que é mobilidade urbana?

O transporte nas cidades se tornou um dos temas mais importantes do momento e um desafio nas principais metrópoles do país

Escrito por HDI Seguros 23/11/2020

Pode parecer simples se mover de um lugar a outro dentro de uma cidade, mas se adicionarmos no meio do caminho uma imensidão de veículos, ciclistas e pedestres, a tarefa se torna mais complexa e até estressante. Neste desafio de conciliar tantas opções de transporte e suas variáveis, damos o nome de mobilidade.

A mobilidade é um tema chave nos dias atuais. A Constituição Brasileira garante por lei o direito à mobilidade urbana eficiente, mas esse simples deslocamento está limitado pela organização do tráfego de veículos. Essa dificuldade de se mover aumentou com o crescimento populacional e o número de veículos no país.

A cada ano, as ruas brasileiras recebem 44,8 milhões de novos modelos de todas as categorias, de acordo com levantamento do Sindipeças (2019). Segundo o último balanço do IBGE, a frota total no Brasil ultrapassou a marca de 100,7 milhões de unidades em 2018. Em 2010, esse número era apenas de 64,8 milhões.

A demanda por uma mobilidade eficiente nas cidades brasileiras ultrapassou a barreira das metrópoles e se tornou um dilema em várias regiões do Brasil, influenciando a todos com a condição ou falta de opções de transporte. Utilizando apenas a cidade de São Paulo como referência, nos deparamos com um crescimento da demanda por transporte alternativo. Hoje, mais de 400 mil pessoas usam a bicicleta como meio de deslocamento (Metrô, 2019) ao mesmo tempo que existem mais de 8,2 milhões de veículos circulando no mesmo espaço. Um cenário de imensas filas, transporte público sobrecarregado e muito estresse.

A equação é muito mais difícil e necessita da participação de todos no respeito às leis de trânsito e uso do bom senso. Tanto o poder público quanto o privado precisam trabalhar na melhoria e ampliação da oferta do transporte coletivo, além de propor soluções alternativas para quem se desloca por outros meios. Mobilidade é uma questão ampla que envolve sustentabilidade, qualidade de vida, desenvolvimento e, principalmente, segurança. O transporte tornou-se uma questão fundamental e urgente que necessita de ações individuais e coletivas. Só assim será possível resolver um problema que afeta o principal desafio do nosso tempo: o de se mover de forma segura e com eficiência.

Fontes:

  • https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/o-que-e-mobilidade-urbana/
  • https://fia.com.br/blog/mobilidade-urbana/