O que significam os termos do meu seguro?

Apólice, prêmio, sinistro, salvados... Quem não está familiarizado com os termos relacionados ao mercado de seguro, essas palavras não só são estranhas, como geram confusão na hora da interpretação.

Escrito por HDI Seguros 03/07/2017

Apólice, prêmio, sinistro, salvados…

Quem não está familiarizado com os termos relacionados ao mercado de seguro, essas palavras não só são estranhas, como geram confusão na hora da interpretação.

Para acabar com qualquer dúvida e te ajudar a entender não só o que você está contratando, mas o que está detalhado na sua apólice, a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão regulador das seguradoras no Brasil, preparou um glossário completo.

Abaixo listamos os principais itens, mas você também pode consultar a lista completa aqui:

APÓLICE
Documento que formaliza o contrato de seguro, estabelecendo os direitos e as obrigações da sociedade seguradora e do segurado e discriminando as garantias contratadas

AVARIA
Termo empregado no Direito Comercial para designar os danos às mercadorias.

AVISO DE SINISTRO
Comunicação da ocorrência de um sinistro que o Segurado é obrigado a fazer à Seguradora, assim que dele tenha conhecimento.

BENEFICIÁRIO
Pessoa física ou jurídica à qual é devida a indenização em caso de sinistro.

BÔNUS
Desconto obtido pelo segurado na renovação do seguro, desde que não tenha havido nenhuma ocorrência de sinistro durante o período de vigência da apólice anterior, qualquer transferência de direitos ou obrigações ou qualquer interrupção no contrato de seguro.

COBERTURA
É a designação genérica dos riscos assumidos pelo Segurador.

COBERTURA ADICIONAL
Cobertura adicionada ao contrato, facultativamente, mediante cobrança de prêmio adicional.

CORRETOR DE SEGURO
Profissional habilitado e autorizado a angariar e promover contratos de seguros, remunerado mediante comissões estabelecidas nas tarifas.

ENDOSSO
Documento, emitido pela seguradora, por intermédio do qual são alterados dados e condições de uma apólice, de comum acordo com o segurado.

PRÊMIO
Importância paga pelo Segurado ou estipulante/proponente à Seguradora para que esta assuma o risco a que o Segurado está exposto.

SALVADOS
Bens que se conseguem resgatar de um sinistro e que ainda possuem valor comercial.

SEGURO A PRAZO CURTO
Seguro contratado por prazo inferior a 1 (um) ano.

SEGURO A PRAZO LONGO
É aquele contratado por período superior a 1 (um) ano e, geralmente, com duração máxima de 5 (cinco) anos.

SINISTRO
Ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro.