Quais os benefícios da dança para o corpo?

Afaste os móveis da sala e aproveite esse momento para arrastar todo mundo para pista de dança.

Escrito por HDI Seguros 28/05/2020

Se o tempo em casa está te forçando a fazer sempre as mesmas coisas, mantendo sua rotina cansativa e parada, que tal praticar um exercício? Talvez um que não precise de aparelhos de academia e que seja um passatempo descontraído? Algo que queime calorias e ainda alivie o estresse? Então, prepare seu aparelho de som, junte a família na sala e venha entender como a dança pode fazer bem a você e ao seu corpo!

Além de liberar serotonina e endorfina, que são responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade, a dança pode acrescentar e muito no seu dia a dia. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada em 2019 pelo Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas, mostrou que a prática regular é considerada uma das melhores opções para aliviar o estresse. Mesmo que você não seja um pé de valsa, separamos algumas dicas para que você comece a cair no samba agora mesmo, além de ganhar o rebolado da Beyoncé, afinal, quem dança seus males espanta!

A lista de opções é gigante, podendo variar de ritmos que estão na moda como sh’bam e zumba, passando por outros mais consagrados como samba rock, forró, samba de gafieira e balé. Em média, uma aula agitada de zumba, com duração de uma hora, pode queimar até mil calorias e, claro, te ajudar a decorar a coreografia do hit do último carnaval. Já outras modalidades mais pausadas, como a dança de salão ajudam a queimar em média 300 calorias por aula.

Sem contar que todos esses fatores influenciam positivamente no fortalecimento muscular, principalmente das pernas, que é o principal aliado da dança. Coxas, joelhos, cintura e costas são responsáveis pelos principais movimentos e ganham força e definição se a atividade for frequente. Alguns ritmos como street dance e balé auxiliam no fortalecimento muscular do corpo todo, e outras como a dança do ventre, trabalham bastante os quadris, cintura e costas.

Além disso, seu condicionamento físico agradece! Com apenas 30 minutos de uma lambada básica, os resultados são nítidos. Com repetições de pelo menos três vezes por semana, suas frequências cardíacas e respiratórias ganham ritmo e seu coração consegue bombear mais sangue para os músculos e para o corpo. Ativar todo o sistema cardiovascular significa melhorar a circulação do sangue, ou seja, é sinal que tudo está funcionando bem. Mas lembre-se, ao menor sinal de fala de ar, dores ou tontura, é importante procurar um especialista, como médicos ou professores de educação física.

Mais do que cuidar do corpo, dançar pode ser um grande aliado para a mente. Autoestima, humor, aprendizado, tudo isso é potencializado quando estamos focados em uma atividade física. Em algumas pessoas, o ritmo e as batidas são importantes justamente por mexer com emoções e sentimentos, fazendo com que seja possível canalizar atenção, descarregar adrenalina de toda a carga emocional de um dia complicado no trabalho.

Bom, chega de papo, porque agora é hora de cair na pista!Para deixar tudo ainda mais animado, organizamos uma playlist especial em nosso canal no Spotify para colocar todo mundo para sambar e cantar! https://spoti.fi/3frn0nz

Fontes: